sábado, 13 de outubro de 2012



De realização muito comum entre os otorrinos, a turbinoplastia esconde um terror que só é descoberto após o paciente se submeter a ele. Aí já é tarde, sua vida já foi arruinada, e de uma forma tão sofrida que é difícil de imaginar.
O Otorrinolaringologista aproveita qualquer oportunidade para “sugerir”, na verdade apontar esse como sendo a única salvação para seu problema. Descreve como sendo de fácil execução, de rápida recuperação e que trará benefícios imensos para sua vida, e mais importante, não trará nenhum efeito colateral ou sequela, já que será apenas uma redução e a função dos turbinatos permanecerá intacta. Uma grande mentira, uma grave mentira.
As funções dos turbinatos são de extrema importância, eles são responsáveis pelo controle do ar que entra através das narinas e vão para o pulmão, além de humedecer todo o interior do nariz através da produção do muco, e controlar a temperatura, para que você não sinta frio ou calor no interior do seu nariz.
Os médicos alegam que cortando uma porção do turbinato, geralmente o inferior, propiciará uma maior passagem de ar para seus pulmões, melhorando significantemente sua respiração. Em conjunto com a Turbinoplastia, a septoplastia geralmente é realizada. O que o medico não te conta, é que o tecido cortado que inclui um osso, e nervos importantes são irrecuperáveis e únicos no corpo humano. Uma vez amputados esses não recuperam mais, e que as cicatrizes formadas permanecerão para o resto de sua vida. Aí é que começam as sequelas que transformarão sua vida em um verdadeiro inferno.
Sim a passagem de ar é realmente aumentada, a cavidade nasal fica mais aberta, do ponto de vista clinico, tudo parece normal e apresentando resultados VISUAIS esperados. Mas aqui vai a lista de sintomas que lhe acompanharão pelo resto da vida, e que pode se manifestar imediatamente ou meses após a cirurgia:
(Vou listar o que ocorreu comigo)
Frio intenso dentro do nariz: Com a cavidade aberta e o turbinato mutilado, a função de aquecer o ar que entrava no meu nariz foi eliminada. No inverno, quando realizei a cirurgia, o simples ato de comer foi imensamente comprometido. Não conseguia sentir os sabores, era como se estivesse com uma pastilha halls (a mais forte que existe) dento de minha boca e nariz. Dormia pessimamente, pois não importava o quanto agasalhado estava, todas as portas e janelas fechadas, o frio não passava.
Coriza intensa: Nunca tive coriza na minha vida, mas após a cirurgia esse problema se manifestava a qualquer hora. Quando me levantava da cama, quando comia, em ambientes com ar condicionado, climas frios.
Dores de cabeça constantes: Constantes e fortes. Aquela sensação de frio dentro de meu nariz, se irradiava para todo o rosto e cabeça. Era como se tivesse sinusite. Comecei a evitar andar a noite. Mas não é possível ficar longe de ares condicionados e outros ambientes.
Secura extrema: A medida que o tempo foi passando, a coriza diminuiu, porém algo muito pior estava por vir. A produção de muco diminuiu drasticamente, meu nariz ficou extremamente ressecado por dentro, tornando um verdadeiro sofrimento constante. E regar o nariz com soro fisiológico, seja liquido ou em gel não adianta absolutamente nada.
Queimação dentro do nariz: Outro problema constante e bastante debilitante. Com o ressecamento da mucosa do nariz, e a incapacidade de umidificação, cada expiração da a sensação de que seu nariz esta pegando fogo por dentro.
Sede extrema: As securas dos líquidos que lubrificam seu nariz também afetam o interior de sua boca. Causando uma sede incontrolável que as vezes não passa nem com agua gelada. É desesperador, parece que estou com vidro moído dentro da minha boca. Os lábios ficam brancos de tão secos.
Olhos secos: Assim como a garganta, os olhos também ficam secos, pois as lagrimas ficam escassas e insuficientes para lubrificarem os olhos. Nem usando colírios eu tenho alivio.
Pressão nos ouvidos: Com muito ar entrando na cavidade nasal, há um amento na pressão, e o turbinato já não é mais capaz de equilibra-lo, causando uma pressão constante na cabeça e especialmente sentida nos ouvidos. Os sons começam a te irritar. Não se percebe mais os
detalhes, principalmente os graves. Para quem ama musica, como eu, isso está sendo muito difícil.
Queimação intensa dentro dos ouvidos, na face, cabeça e nuca: Esses foram os sintomas que me fizeram chorar de desespero. Juro que se tivesse uma arma teria posto fim a minha vida, depois de visitar o medico que me condenou ao inferno.
Insônia: Eu adoro dormir, dormia muito bem. Hoje durmo as vezes uma ou duas horas. Durmo um pouco mais quando o clima está frio. Tenho que ficar constantemente acordando para beber aguá, pois a sede é tão forte que me desperta. O excesso de aguá me da vontade de urinar, o que me faz ir ao banheiro. E fica esse ciclo. De dia estou exausto o cochilo constantemente.
Apneia do sono: Embora as vias respiratórias estejam abertas, o ar que passa para seus pulmões não é sentido. A sensação é de sufocamento. O cérebro dispara um alerta fazendo você acordar, pois para ele, você não está respirando.
Dificuldade de se concentrar: A pressão constante dentro da cabeça diminui bastante sua capacidade de raciocínio. É como se você estivesse de ponta cabeça, com se sua cabeça fosse explodir.
Irritação e mau humor crônicos: É natural que estando passando por tanto sofrimento, uma tortura constante, a pessoa fique extremamente impaciente e prestes a perder a paciência em qualquer situação banal.
Depressão e pânico: É impossível não ficar imensamente triste quando as coisas mais simples se tornam terrivelmente difíceis. Ler, escrever, conviver, andar pelas ruas, praticar esportes, dormir, relaxar, ouvir musica, se relacionar, estudar, trabalhar. Em fim, viver se torna um peso, e você se pergunta se faz sentido continuar assim. Te dias, isso é frequente, penso em acabar com tudo.

Depois de ouvir da medica que me operou que meus problemas eram devido alergia junto com tensão - Insultando minha inteligência e se eximindo do erro grotesco que cometeu- pesquisei no google os sintomas que estava sentindo associados com a cirurgia de turbinato. Na época não achei nada em português, repeti a pesquisa em inglês, e tive um susto quando me deparei com uma condição exclusivamente causada pela cirurgia de turbinatos. Foi batizada de ENS que quer dizer Empty Nose Syndrome. Infelizmente algo pouquíssimo diagnosticado fora dos EUA e Alemanha. Lá existem sites e fóruns assistidos por médicos especialistas e vitimas http://emptynosesyndrome.org/index.php, livros escritos por vitimas. Com dicas de como melhorar um pouco os sintomas. Há muito pouco a fazer, não existe cura. Existem implantes e outros tratamentos caríssimos, mas com resultados mínimos, as vezes nulos. E com um índice alto de suicídios.
Muitas pessoas não sabem que tem o problema, pois acreditam no medico, esse por sua vez, só esta interessado no dinheiro que ganham quando realizam a cirurgia de redução ou amputação total dos turbinatos. Criam desculpas padrões para se eximirem da culpa, e o paciente é condenado ao inferno em vida.
Assim como policiais, os médicos se beneficiam do corporativismo. Eles tentam se blindarem, se ajudam. Sabemos como é difícil ver um medico condenado e com a licença cassada. Mas nesses casos de Empty Nose Syndrome há negligencia e, se constatado a total falta de necessidade da cirurgia – o que é muito comum- também há fraude, o que vai além da esfera medica, e passa a ser um crime.

NÂO FAÇAM CIRURGIA DE TURBINATOS, POIS SUAS VIDAS TÊM GRANDES CHANCES DE SEREM ARRUINADAS PARA SEMPRE.      

311 comentários:

  1. Olá, amigo.
    Com que médico você se operou? Depois de quanto tempo depois da cirurgia seus sintomas começaram a aparecer? Qual a técnica utilizada na cirurgia e a porcentagem de cornetos retirada? Obrigado pelos esclarecimentos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre na minha pagina no facebook
      sydrome empty nose sindrome do nariz vazio

      Excluir
    2. entre na minha pagina no facebook
      sydrome empty nose sindrome do nariz vazio

      Excluir
    3. nossa querido, sofro deste problema a impressao q tenho é sao dois burados enormes, meu nariz nao tem pelos, tenho um barulho na minha cabeça, ja tive panico depressao,
      explosao de irritabilidade. qdo tomo gelado nao sei descrever o q sinto é horrivel, vivo com rinossoro 0,9%,
      HOJE FUI NO GOOGLE BUSCAR UMA RESPOSTA E ENCONTREI ISTO... SINDROME DO NARIZ VAZIO. É HORRIVEL
      ENTAO É MELHOR DEIXAR ASSIM?
      EU ACHEI Q DAVA PARA IMPLANTAR PELOS DENTRO DO NARIZ, NÃO É POSSIVEL ISSO?
      OBRIGADA PELA ELUCIDAÇÃO DESTE ASSUNTO.
      COMPARTILHO COM VC DA MESMA INDIGNAÇÃO SOBRE O CORPORATIVISMO E PROTECIONISMO..... NUNCA VI OS MEDICOS RESPONDER PELA MORTE DE NINGUEM.....QDO ACONTECE É UMA FATALIDADE...É IMPLARAR A DEUS Q NUNCA PERMITA Q A DOENÇA CHEGUE, APONTO DE TER Q PARAR EM UM HOSPITAL...PQ LÁ TU NUNCA SABE O Q VAI ACONTECER...INFELIZMENTE
      DEUS ABENÇOE VC. FALE COM DEUS PEDE P ELE TE AJUDAR ATRAVESSAR ESTES MOMENTOS DIFICIEIS.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Olá, tenho a mesma duvida acima: Depois de quanto tempo depois da cirurgia seus sintomas começaram a aparecer? Qual a técnica utilizada na cirurgia e a porcentagem de cornetos retirada?
    Assustado, senão aterrorizado com o sua descrição. Não dá pra confiar em tudo que a gente vê na internet. Fiz turbinoplastia parcial inferior com septoplastia. Tenho 1 mês de operado e ainda sinto os efeitos do pós, secura extrema no nariz. Só que ainda tenho sangramento leve e pontos la dentro. Um amigo fez a 14 anos essa cirurgia e não tem nada disso aí não. abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou desesperada...fiz uma turbinectomia +septoplastia e sinusite hj fazem 20 dias de operada, pensei que tinha passado pelo pior que foram os tres primeiros dias, porem agora esta muito ruim, descobri que o meu medico perfurou o meu septo, alem disso sinto o nariz muito ressecado tipo repuxando, queima muito pra inspirar. o meu medico fala que isso é normal, mas sinto que isso não esta certo. por favor me ajudem se alguém teve esses sintomas me acalmem, eles vão passar.
      não acredito mais em medico nenhum.

      Excluir
  3. Primeiro eu vou confessar que voltar a esse blog, a esse desabafo, é muito difícil. “Turbinoplastia” (melhor, mutilação desnecessária) é um trauma imenso na minha vida. Sinceramente pensaria que não estaria mais nesse mundo, como outros que não suportaram a agonia diária e incessante após essa maldita cirurgia e todas as sequelas causadas por ela que descrevi no blog.
    Segundo, estou sobre efeito de medicações psiquiátrica Antidepressivos e calmantes (só consigo dormir após tomar um calmante) . Eles amenizam os sintomas, mas não o sessam, só os torna mais suportáveis. Ainda sim tem dias difíceis, muito difíceis.
    Terceiro, escrevi isso para desencorajar as pessoas a fazer esse tipo de “cirurgia”. Mas infelizmente, as pessoas cometem o mesmo erro que eu e só procuram informações depois que sente que algo está errado, e aí é contar com a sorte de não desenvolver uma das variações (quanto mais for retirado dos cornetos, piores são os sintomas) da “Síndrome do Nariz Vazio” e sofrer até o ultimo suspiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmaozinho,
      a paz!
      Olha, agradeço a Deus pela sua vida e atitude de ter denunciado um problema tão sério.
      Não te conheço, mas pode ter certeza que todas as vezes q for dormir, orarei pela sua vida.
      Deus pode todas as coisas, tenha fe e volte a viver! Não aceite esta situação, peça a Deus para q ele traga paz em suas noites e q restaure as suas vias aéreas.
      Ainda bem q vi todos esses comentários, pois iria fazer a cirurgia esse mês: sinusite, desvio de septo, cornetos, adenóide.
      Sinceramente, fico agora sem saber: pois tenho dificuldade de respiração, mas se for fazer cirurgia e para melhorar e não piorar!
      Estou pensando em fazer só do desvio de septo.
      Vou continuar lendo os artigos e decidir!
      A todos q tiveram problemas, desejo no fundo do coração que Jesus traga a cura e o renovo sobre suas vidas!
      Abraços!
      Priscila

      Excluir
    2. Obrigada pela sua coragem de denunciar esse crime. Fora recomendada essa cirurgia ao meu filho, graças a Deus que hj. lí este artigo e ele não fará mais esta maldita cirurgia. Que Deus te dê força, coragem e restitua sua saúde.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. O que me levou cirurgia.
    Num corriqueiro domingo enquanto assistia um filme em meu quarto, meu nariz ficou obstruído. Sem razão aparente. Sem gripe, secreção, espirro, nada. A sensação foi como se tivessem enfiado algodão as minhas narinas e eu não conseguia respirar. Imediatamente peguei um neosoro (vaso constritor) e pinguei nas narinas e fiquei deitado até desobstruir. Mas pouco tempo depois voltou a entupir, e eu pinguei mais neosoro. E ficou esse ciclo por dias, e cada vez em intervalos mais curtos. Eu levava o tubinho do medicamento para todo lugar. Fiquei assustado e fui ao 1º otorrino (nem lembrava quanto tempo fazia que eu não ia à esse tipo de médico).
    Eu pensava que a medicina tinha evoluído nesse tempo, mas não para esse otorrino, pois ele passou os mesmos medicamentos que já estava usando, só que com nomes diferentes. E claro o problema não passava. Ele sugeriu a “cirurgia” em mais ou menos 10 dias de tratamento sem resultado. Procurei uma segunda opinião. Os remédios eram outros que nuca tinha ouvido falar: spray de cortisona, antialérgicos, corticoides. Já na primeira noite que usei o spray eu consegui dormir uma noite inteira. Esse médico descartou a cirurgia. Ainda procurei uma terceira opinião e concordou com o segundo médico. Ou seja, eu não precisava ser operado, só em último caso. CONTINUA...

    ResponderExcluir
  5. ...CONTINUANDO.
    Eu continuei com o tratamento por mais ou menos um ano (sem os comprimidos de corticoides), só usando sprays, experimentei todos do mercado, soro fisiológico e uns antialérgicos caríssimos que podiam ser usados por muito mais tempo que o anti-histamínico tradicional. Eu melhorei bastante depois de um ano, mas não 100%, se eu parasse de usá-los, eu tinha recaídas . Mas já me questionava se ainda precisava dessa cirurgia. Como ela me garantiu, e eu confiei na palavra dela, que a operação me livraria dos remédios e eu voltaria a ter uma vida normal, e eu fui enfático em perguntar se haveria sequelas, e ela respondeu “Nenhuma?”. Marquei a maldita.
    Durante todo esse tempo de tratamento, eu tinha um cuidado quase obsessivo sobre os medicamentos que me eram prescritos. Vivia no google lendo e pesquisando, prós e contras, depoimentos, bulas, etc, até que parei de usar o google para ler sobre remédios e doenças. Só que a coisa mais importante, que era saber todos os perigos que a Turbinoplastia eu deixei passar. Estava levando minha vida quase normalmente, me exercitando diariamente esperando pelo dia que o psicólogo (obrigatório no pré-operatório desse o laudo positivo).
    Eu fui de uma ingenuidade quase infantil de acreditar piamente na palavra da Médica. “Nenhuma sequela.” Se eu tivesse pesquisado e achado esse site http://emptynosesyndrome.org/index.php , lido os diversos depoimento de horror no fórum, depoimentos de vitimas do mundo todo, e a recomendação de “NÃO FAZER A CIRURGIA”, minha vida estaria salva.

    ResponderExcluir
  6. ...CONTINUANDO.
    Vou tentar responder o que sei:
    A Médica disse que tiraria a metade dos cornetos, também foi feito uma septoplastia, mas também não era essencial. Eu vivi a vida toda com esse leve desvio do septo sem nenhum problema. Eu teria que perguntar a médica o nome exato do método usado, e isso eu não irei fazer. O que lembro é que ela disse que era a mais moderna que tinha, não foi feita sutura, nada foi cauterizado, não foi usado tamponamento. Ficaram duas feridas abertas dentro do meu nariz. Sangrou muito durante dias. Usei um coquetel de remédios, entre eles anti-hemorrágico, antibiótico, analgésicos, muito soro fisiológico, e semanalmente ia ao consultório para ela fazer aspiração e retirar crostas, até a cicatrização. E continuei usando solução salina marinha em spray.
    Comecei a sentir muita coisa esquisita durante a cicatrização, mas pensei que iria passar. Como era inverno comecei a corizar com muita frequência, e sentia esse frio dentro do nariz. Mas foi num noite que não consegui jantar, pois o frio dentro do meu nariz se intensificou de tal forma que a comida ficou horrível. Na manhã seguinte eu liguei para médica e relatei o que estava sentindo, e ela me respondeu “Isso não é comum.” Quando voltei ao consultório a história foi outra, “Quando inverno passar você não sentir mais nada”, depois, “Isso é normal no primeiro ano após operado”.
    Poucos meses depois quando o tempo começou a esquentar aconteceu o que já escrevi acima. Foi a partir que comecei a pesquisar e chegar a esse terrível diagnóstico, ENS, Empty Nose Syndrome. Ou seja, eu não “criei” os sintomas na minha mente, como outros médicos inclusive a que me operou me falou. Existem milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, que nunca entraram em contato entre si antes da Turbinoplastia, ou Tubinocotomia (amputação total dos cornetos) e de sentirem os mesmos sintomas. Está na net, nesse site http://emptynosesyndrome.org/index.php e em outros, no facebook, wikipedia, etc.
    Sei que não se pode acreditar em tudo que se lê, mas nesse caso, não são coincidências, não é uma “conspiração”, um boato. É real basta pesquisar e ter bom senso.
    Eu faço analogia da turbinoplastia com “roleta russa”, e com o tambor da arma quase completamente carregado. Voce pode ou não pode desenvolver poucos ou muitos sintomas, horríveis, moderados ou leves. O risco é bastante alto e o preço pode ser o inferno em vida.
    Eu confrontei a médica, quando eu mencionei Empty Nose Syndrome, ela se alterou e começou a falar gritando para todos no consultório ouvirem. Fui humilhado, me mandou procurar qualquer otorrino que nenhum iria acreditar em mim (isso realmente se confirmou).
    Eu, um adulto, chorei na frente da médica, de desespero. Aconteceu comigo exatamente o que eu li nos depoimentos de várias vitimas nos fóruns.
    Se você se assustou com meu depoimento, eu te aviso para ter bastante “estomago” quando pesquisar mais fundo. Se você sabe inglês leia o fórum do http://emptynosesyndrome.org/index.php . O navegador google chrome ajuda um pouco com sua tradução deficiente. Lá eu encontrei links de sites jornalísticos franceses mostrando casos aterrorizantes.
    Desde que eu escrevi esse blog até hoje, meus sintomas são praticamente os mesmos, só que mais toleráveis graças as drogas psiquiátricas. Se eu parar de toma-las, eu enlouqueço.
    Eu escrevi esse texto com dificuldade, me afastei de tudo, dos amigos, família, dos fóruns. Meus planos para o futuro já eram, casamento, filhos. Acabou tudo.
    Repito e complemento: NÂO FAÇAM CIRURGIA DE TURBINATOS, POIS SUAS VIDAS TÊM GRANDES CHANCES DE SEREM ARRUINADAS PARA SEMPRE, E AVISEM A TODOS OS SEUS ENTES QUERIDOS E ATÈ SEUS INIMIGOS QUE PRETENDEM PASSAR POR ESSA CIRURGIA, O ALTO RISCO QUE ELES CORREM.
    Eu tenho receio que se disser o nome da médica eu possa ter mais problemas do que já tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os problemas começaram a aparecer depois de quanto tempos da cirurgia?

      Excluir
    2. Eu fiz essa cirurgia em 2010, não melhorou em nada minha respiração, meu nariz continua completamente fechado, e quando consigo respirar acaba por resultar em sensibilidade pois sinto o ar seco e frio.Mas não senti os outros sintomas

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Bem eu fiz desvio de septo dia 23/05/13 por causa de fratura, e a principio só isso. Li seu relato e vendo o que vc postou, notei que tenho sintomas como nariz seco porém noto que bem pouco, vem produzindo muco. E meu ouvido esquerdo parece que está meio tampado e minha respiração fica trocando de narina as vezes. Queria saber o seguinte: há quanto tempo vc operou? Meu desvio de septo era leve e o seu? O médico disse se não teria como recuperar os cornetos, porque eu li uma vez que eles crescem de novo.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Vc está no segundo mês ainda. Tem casos que demora um ano, para pessoa voltar ao normal.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Rapaz eu acho só foi septoplastia sim, só foram 40 min cirurgia. No meu exame antes nem deu hipertofia dos cornetos. Mas olha só: eu até entendo sua situação, deve ser muito ruim mesmo. Mas vc tomando todos esses remédios, consegue pelo menos controlar isso? Porque minha situação ta assim: uma hora as dores vem, depois vão embora, ou diminuem. Só estou meio intrigado com a respiração, boca seca às vezes, mas como tudo tem relação com a mucosa...

    ResponderExcluir
  16. Qual ideal de redução dos cornetos? Se não me engano é de 5 a 15% correto?

    ResponderExcluir
  17. Rapaz, confirmei. Realmente foi só mexer no septo mesmo. Desvio um pouco por causa de uma fratura.

    ResponderExcluir
  18. Não é a primeira vez que ouço falar disso e tenho certeza que continuarei a achar mais e mais pessoas na mesma situação ao redor do mundo. Meu médico me aconselhou a cirurgia pq tenho desvio de septo e meus cornetos estão inchados (mas eles desincham de um lado para possibilitar a respiração, ficam alternando como num ciclo, às vezes consigo repirar pelas duas narinas). Por sorte ou azar (sei lá) não pude realizá-la porquanto estava muito atarefado na universidade.
    Fui pesquisar sobre a turbinectomia/turbinoplastia e dei de cara com a ENS. Gelei quando li as informações e descobri que é um problema bem desconhecido, mas cada vez mais tá aparecendo gente nesse estado. Descobri pessoas da minha cidade com este problema e li os relatos, são desesperadoes. Não sei qual a chance de desenvolver a síndrome, mas pelo visto nenhum médico que conheço sabe a respeito e não estou disposto a passar pelo risco ainda que seja menor que 5%. Vou fazer o que estiver disponível para manter a higidez das minhas vias aéreas da melhor maneira possível sem cortar nada, ainda que eu não respire 100%.
    Mano, não perca as esperanças. Vc não está só nesse barco que a cada dia ganha mais tripulantes. A medicina avança muito rápido e este problema já é de conhecimento médico (inclusive, há algumas alternativas de tratamento que pelo menos aliviam um pouco os sintomas).

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia. Descobri que meus cornetos estão hipertrofiados mas assim, eu durmo normal, não ronco. Problema é que parece que estou meio lento, o racíocinio, e meu ouvido esquerdo dói e me dá umas tonturas. Queria saber o seguinte: será que compensa operar os cornetos?Mesmo que seja pra tirar pouco deles? Estou correndo, malhando e tal, mas o que me preocupa é essa dor no ouvido e essa tontura. Existe remédio para isso?

    ResponderExcluir
  24. Me add no facebook https://m.facebook.com/home.php?__user=100002677060237&soft=jewel%3D1#!/bruno.alves.5855594?__user=100002677060237

    ResponderExcluir
  25. Eu fiz e ocorreu nenhum problema pós cirúrgico, segue meus benefícios;

    Antes |||| Depois

    Entupido total narinas Desobstrução, Respiração 100%
    Coriza intensa Diminuição coriza
    Acordava durante a noite Durmo como um morto!


    Obs: Eu uso a respiração como funcionamento basico e extremo para minha profissão ( Sou cantor )
    , me proporcionou melhores condições de trabalho até pelo fato de ''timbrar'' melhor, e respirar com precisão pelo nariz, não causando mais ressecamento pela boca como antes acontecia, até minha extensão vocal melhorou .

    E recomendo a profissional que me operou! Att Douglas.

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada por partilhar a sua história.
    Graças a si e a tantos outros testemunhos, não vou submeter-me à turbinoplastia, que o meu otorrino sempre me recomenda.
    Numa ida à minha pneumologista, referi que o meu otorrino queria fazer-me uma cirurgia para correcção do desvio do septo nasal e redução dos cornetos.
    Ela respondeu logo, sem mais explicações: "NÃO faça a cirurgia. Acredite, quem a avisa, seu amigo é. Não vá em cantigas".
    Desde aí, fiquei de pé atrás. E comecei a pesquisar na net sobre o assunto. Foi aí que me deparei com vários testemunhos iguais ao seu.
    Aquilo que você diz não é invenção, e infelizmente é vivido por muitas pessoas.
    A seguir deixo o link de um forum, no qual se transcreve a Conferencia do Dr Eugene Kern, sobre o síndrome do nariz vazio. VALE A PENA LER.
    O próprio Dr. Eugene Kern, que realizou várias turbinoplastias, chegou à conclusão que não as devia ter feito. Arrepende-se de as ter realizado e alerta os seus colegas para os seus perigos. A não perder. Aqui vai o link, espero que ajude outros como eu, a tomar a sua decisão, quanto a realizar ou não a turbinoplastia. A transcrição da conferência está mais para o final da página. Desejo, sinceramente, as suas melhoras.
    http://guest.fr.yuku.com/topic/4584#.UmgMy_kl5Ch







    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Fiz a cirurgia na semana passada, sinto algo meio estranho, mas a principio tenho pensado que é uma situação normal pós-cirúrgica.
    Quando comecei a ler seu texto, comecei a suar frio, uma sensação de arrependimento subitamente me veio a cabeça, seu depoimento é muito, muito triste mesmo.
    Vou esperar mais um tempo pra avaliar as consequências, e conversar com a minha médica esse semana, pra tirar dúvidas.
    Desejo melhoras pra vc, para min e pra todos que se submeteram a cirurgia, confiando ingenuamente no médico.

    ResponderExcluir
  29. Olá, estou sofrendo muito após realizar uma rinoplastia em Natal RN o médico amputou todo os meus cornetos inferiores.Ele faz isso com todas que opera esteticamente com a explicação de que deve-se retirar parte dos cornetos pois ao estreitamento do nariz certamente a pessoa ficaria com obstrução nasal.Eu quero saber o porquê de ele não ter capacidade de operar sem retirar parte dos cornetos ou todo ele, como meu caso.Pois sei de casos em que pacientes pede pr ele não fazer isso,mas por fim ele acaba persuadindo-as a se submeter a essa mutilação. Gostaria que você, dono deste blog...soubesse me explicar qual a vantagem pr o cirurgião fazer isso...eu pesquiso e não encontro nenhuma informação. Meu e-mail Jumgvsrj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Turbinoplastia: Crime Nasal, não sou médico mas acho que posso te ajudar. Não receberei nenhum dinheiro por isso. Eu já estivesse assustado com a ENS. Acho que por enquanto nada de errado ocorreu com a minha cirurgia, exceto pelo ressecamento que aumentou e a ansiedade. Tem 2 meses que operei. Quando acordo tem uma crosta de meleca no nariz, mas mesmo assim, meu sono está bem melhor. Contra o ressecamento passo óleo de coco orgânico no nariz e ajuda bastante.
    Durante o pós-operatório fiquei assustado com a tal Síndrome do Nariz Vazio. Vi em algum lugar que Plasma Rico em Plaquetas (PRP) ajudar a regenerar os cornetos. Já ouviu falar?? O plasma sanguíneo tem uns 7 fatores de crescimento para regenerar tecidos (mucosas, vasos sanguíneos,...) e ossos. Ja vi relatos na internet de pessoas que curaram a rinite atrófica e ozena. Sei de outra técnica parecida, com resultados similares e baratíssima. Não precisa nem de médico. Como disse não tenho nenhum interesse lucrativo com isso, apenas a vontade de ajudar repassando o conhecimento. Me mande email - viniciusac@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Eu também acredito também que a turbenectomia pode ser desnecessária em muitos casos. Após um acidente tive desvio do septo. Para o lado do desvio havia hipertrofia de corneto, onde acho que antes do acidente não existia. Fico imaginando se somente com a septoplastia o proprio corpo não se ajustaria com o tempo e diminuria o volume dos cornetos hipertrofiados para se ajustar a nova condição de septo reto, tornando a tubernectomia desnecessária.

    ResponderExcluir
  32. Pesquisando um pouco mais vi relatos que o PRP ajuda pouco no volume dos cornetos...como disse, ele ajuda na regeneração de vasos sanguíneos e no tecido da mucosa. talvez aí já ajudaria a aliviar um pouco os sintomas da ENS. Mas pesquisas com PRP e células-tronco mesenquimais de gordura abdominal (PRL - plasma rich lipotransfert) ajudam a regenerar o volume dos cornetos - terapia experimental na Itália.
    http://www.rhinoplastysurgery.eu/ens-cure-prp-prl.html
    http://guest.fr.yuku.com/reply/23823#.Uy0uJ87ij6I

    Não parece ser um procedimento complexo. O PRP é a coisa mais fácil de conseguir. Tira 30 mL de sangue, centrifuga e obtem o plasma. Combina com essas celulas de gordura purificadas e aplica nessas áreas que tem que regenerar o corneto. Resta saber como é esse processo de purificação para obter celulas tronco da gordura. E como é tecido autólogo não tem o menor risco de rejeição e nem que tomar remédios. O mesmo efeito da aplicação só de PRP é conseguida com a autohemoterapia, que custa de 10 a 30 reais a aplicação.

    Tem um cara fazendo um tratamento experimental diferente e tá postando os resultados - EPO + células tronco adiposas
    http://guest.fr.yuku.com/topic/5133/Individual-healing-try-with-EPO-and-stem-cells?page=6#.Uy04rs7ij6I

    Vamos trocar idéias. Me mandem email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aonde faz as aplicações dessas PRP, vinicius?

      Excluir
    2. Oi Vinicius. Tenho um amigo italiano passando por isso. Ele irá buscar todas as informações e depois te direi o resultado. Grazie Mille.

      Excluir
    3. Ainda bem que há uma esperança.Após essa cirurgia meu sono piorou muito, eu sinto meio que metade da minha cabeça adormecida, e acordo gritando com falta de ar.Depois da cirurgia em tornei uma pessoa mais agressiva, pavio curto, estou aprendendo a me controlar.

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado por compartilhar sua experiência, com certeza está evitando que muitos passem por esse sofrimento. Os médicos que consultei não me falaram absolutamente nada sobre isso, mesmo após eu os questionar sobre sequelas no olfato, sinceramente, de duas, uma: ou a ignorância deles é gritante (o que infelizmente não é de espantar) ou estão ganhando pra indicar tal cirurgia, sinceramente...

    A última médica que consultei falou da amputação dos cornetos como se eles não servissem pra nada e tal fosse resolver todos os meus problemas de respiração (que incluem asma leve), achei muito estranho, mas confesso que o jeito amigável dela falar quase me convenceu. Sou muito crítico, e como tal, saí com a pulga atrás da orelha, pensei afinal: "ora, os cornetos certamente tem uma função (evolutiva para estarem) no nariz, no mínimo, como será, ficará o aquecimento do ar sem eles?" Ainda bem que pesquisei antes e vi o seu e outros textos, pois é incrível como os médicos falam só dos (possíveis) "benefícios".

    Lamento muito pela sua situação, espero que com o tempo seus sintomas adversos amenizem (sem falsas ilusões, mas o que de fato parece ser possível). O que podemos fazer é DENUNCIAR TAL AO CRM, tem que ser punidos como negligente todos os otorrinos que não falarem claramente sobre os possíveis males crônicos da cirurgia. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  35. Preciso falar com vc urgentemente. Por favor, me passe um e-mail.. preciso da sua ajuda..

    ResponderExcluir
  36. Respostas
    1. Olá amigo. Eu sinto muito o que está acontecendo com você e espero que você tenha melhoras em sua saúde . Eu também fui vítima de um açougueiro
      que queria ganhar uns trocado$ e minha vida mudou muito. Tenha fé talvez isso seja somente alguma alergia pós-operatória.

      Excluir
  37. Boa noite
    Seria importante para mim conseguir contactar com a pessoa que criou este blog e/ou com alguém que passou por algo identico em que os sintomas apresentados se repetem.
    fui também operado e infelizmente conforme é retratado aqui, a informação ou a procura pela informação acontece apenas depois da cirurgia pois antes ninguém nos apresenta o cenário completo apenas que tudo ficará bem e que será algo simples.
    sei que poderá ser dificil falar sobre isto e por isso compreendo se decidir nao o fazer, mas aqui deixo o meu contacto.
    manuelcsantos90@gmail.com
    Obrigado e força!

    ResponderExcluir
  38. Bem, fiz minha cirurgia no dia 07/02/2015, a uns dias venho percebendo uma ardência no meu nariz, sempre que respiro, e a uns dois dias senti meu ouvido direito abafado, com perda de pressão, meu médico nunca me disse nada a respeito de nenhum desses sintomas, mesmo quando perguntei, ainda mais, quando mostrando o tamanho dos cornetos, disse que iria dar uma diminuida de 50% que iria ajudar MUITO a minha respiração, agora, estou com um arrependimento enorme em relação a essa cirurgia, eu fui diagnosticado com desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais, mas se tivesse feito só desvio os cornetos não haveriam voltado ao lugar, estou muito chateado com o que aconteceu, amanha vou ter uma conversa no retorno com o médico, e queria informações, pois pra meter um processo em um açougueiro mutilador como esse pouco custa.

    ResponderExcluir
  39. O fórum emptynosesyndrome ainda não tem uma divisão em português, uma pena. No entanto, os médicos já estão reconhecendo que o problema existe, o que já é uma pequena vitória. Espero que em breve tenhamos algo próximo a uma cura. Continue lutando.

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de ter contato com pessoas que estejam com a síndrome nariz vazio para troca de informações, meu contato jorgemenraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. No meu caso o meu medico foi ainda mais fdp, pois me indicou tirar as amígdalas junto com a turbinoplastia... Sinto tudo que vc sente somado aos sintomas terríveis da desnecessaria retirada de amígdalas ( xerostomia, faringe desprotegida, perda da capacidade vocal, sinto muito quando as temperaturas mudam, qualquer frio pra mim parece maior do que eh etc) .. Otorrinolaringologistas são os médicos mais fdp do universo em sua maioria. Dizem que amídala não serve pra nada mas fui investigar ela serve pra varias coisas e sua cirurgia eh altamente lucrativa pra eles ( ta explicado né) .. E sobre os cornetos eu nem sabia, soube agora com seu blog, parabéns mesmo, achava que tudo que sentia era por causa das amígdalas mas vejo que também eh por causa dos cornetos pois o médico tirou grande parte dos meus cornetos , o esquerdo parece que nem tenho mais, e to com problemas no ouvido por conta disso .

    ResponderExcluir
  42. Reparei que tenho pouco muco, e as vezes quando assôo sai um pouco de sangue. E as vezes do nada meu nariz fica super entupido eu asoo e não sai quase nada é as vezes tenho que ficar assoando toda hora. Entope meio que do nada e parece que não passa ar se não assoar, vc tem isso tbm?

    ResponderExcluir
  43. Eu fiz turbinoplastia a cerca de 8 anos e essa gama de consequências que foi relatadas tive ou tenho uma ou outra, todo mundo tem é inevitável operando ou não. Agora dizer que causa depressão, pânico, irritação e mau humor crônicos cara na boa você passou por algum procedimento neurológico junto da turbinoplastia? rs vc viajou legal kkkk.
    Essas tais "consequencias" podem ter 'N' motivos:
    Frio intenso dentro do nariz: causado pelo já mencionado frio
    Coriza intensa: Rinite
    Dores de cabeça constantes: a pessoa pode ter enxaqueca
    Secura extrema: se você mora na cidade será natural ter secura ainda mais no inverno
    Queimação dentro do nariz: o tempo seco causa isso
    Sede extrema: toma água véi, seus rins vão pro espaço se não tomar água, dá uma olhada na glicemia deve tá com diabetes rs
    Olhos secos: novamente relacionados ao tempo seco
    Pressão nos ouvidos: nunca use cotonetes, vá regularmente no otorrino para fazer a limpeza adequada.
    Queimação intensa dentro dos ouvidos, na face, cabeça e nuca: sinusite
    Insônia: pode ser stress, depressão enfim 'N' motivos
    Apneia do sono: procure um otorrino pode tbm ser 'N' motivos.
    Dificuldade de se concentrar: procure um neurologista ou psiquiatra.
    Irritação e mau humor crônicos: stress ou 'N' motivos procure um psicologo, psiquiatra ou analista.
    Depressão e pânico: psiquiatra.
    A medica não insultou sua inteligência você é burro mesmo...a maioria dos sintomas pode ser alergico e tensão/stress, se vc tem rinite ou sinusite seus sintomas não vão desaparecer.

    ResponderExcluir
  44. Eu fiz turbinoplastia a cerca de 8 anos e essa gama de consequências que foi relatadas tive ou tenho uma ou outra, todo mundo tem é inevitável operando ou não. Agora dizer que causa depressão, pânico, irritação e mau humor crônicos cara na boa você passou por algum procedimento neurológico junto da turbinoplastia? rs vc viajou legal kkkk.
    Essas tais "consequencias" podem ter 'N' motivos:
    Frio intenso dentro do nariz: causado pelo já mencionado frio
    Coriza intensa: Rinite
    Dores de cabeça constantes: a pessoa pode ter enxaqueca
    Secura extrema: se você mora na cidade será natural ter secura ainda mais no inverno
    Queimação dentro do nariz: o tempo seco causa isso
    Sede extrema: toma água véi, seus rins vão pro espaço se não tomar água, dá uma olhada na glicemia deve tá com diabetes rs
    Olhos secos: novamente relacionados ao tempo seco
    Pressão nos ouvidos: nunca use cotonetes, vá regularmente no otorrino para fazer a limpeza adequada.
    Queimação intensa dentro dos ouvidos, na face, cabeça e nuca: sinusite
    Insônia: pode ser stress, depressão enfim 'N' motivos
    Apneia do sono: procure um otorrino pode tbm ser 'N' motivos.
    Dificuldade de se concentrar: procure um neurologista ou psiquiatra.
    Irritação e mau humor crônicos: stress ou 'N' motivos procure um psicologo, psiquiatra ou analista.
    Depressão e pânico: psiquiatra.
    A medica não insultou sua inteligência você é burro mesmo...a maioria dos sintomas pode ser alergico e tensão/stress, se vc tem rinite ou sinusite seus sintomas não vão desaparecer.

    ResponderExcluir
  45. Me passe seu email para falarmos melhor, tenho o mesmo problema e sintomas

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Estou com desvio de septo e também com carne esponjosa no nariz, meu otorrino me indicou a cirurgia para quarta feira depois de amanhã. Mas meu problema é renite ou sinuzite, nunca me incomodou o desvio de septo e nem carne esponjosa, o que me encomoda mesmo é a coriza constante e entupimento das narinas, mas um médico me falou que bastaria fazer uma drenagem nas narinas para retirar a infecção da sinusite que tudo se resolveria. Saberia me informar se essa tal de drenagem resolve para a sinusite ou não, gostaria que me informasse o quanto antes, porque estou morrendo de medo de fazer essa cirurgia e ja está marcada para daqui a um dia... Agradeço por tudo... e desejo a vocês melhoras que Deus os abençoe, porque é muito difícil viver com as narinas trancadas mas deve ser muito pior viver com esses sintomas que vocês postaram aí. Deus está com todos nós e nos libertará de todo mau. Amém... eu creio...

    ResponderExcluir
  51. Olha, me desculpe, mas vc deve ter escolhido um profissional ruim. Fiz a cirurgia há 3 meses e não sinto absolutamente nada do que vc descreveu. Inclusive havia lido o seu relato ANTES da cirurgia e comentei com o meu médico. Ele disse que muitos profissionais erram na hora de cortar os cornetos. É injetado noradrenalina neles, e eles ficam com o tamanho reduzido. Ele disse que é um erro médico comum, pois eles acreditam que estão tirando uma porção pequena, mas na verdade estão tirando muito, e este não é o objetivo. A única complicação que tive foi uma pequena aderência no período pós-operatório (uma pelinha que nasceu entre o corneto e o nariz) que foi cortada no próprio consultório posteriormente. Estou muito feliz e satisfeito com a operação. Sem inconvenientes, sem coriza, sem dor de garganta, sem sinusite, absolutamente nada! Apenas ar fluindo naturalmente para as narinas!!

    ResponderExcluir
  52. Pelo amor de Deus quem fez o blog entre em contato comigo, fiz a tubinectomia e septoplastia mais sinusectomia maxilar, estou com uma boa parte seus sintOmas estou enlouquecendo por contando-se meus ouvidos e a secura me mata, tbm estou a base de remédios pesquiatricos para lidar com o desconforto e arrependimento, pra piorar tive uma perfuRacao de septo de 1,5 cm, não aguento mais viver assim! Entre em contato comigo: Karen.klimachel@gmail.com! Nem quero mais viver, são os piores Sintomas que existem, e já fui em três médicos e todos dizem que com o tempo minha fisiologia vai voltar, mas já fazem dois meses e estão só pirando! Vou acabar deixando esta vida? Nunca senti depressão nunca precisei de remédio pra dormir, agora passo o dia inteiro chorando de arrependimento! Entre em contato comigo! Preciso saber se vc já apresentou alguma melhora, afinal, já fazem mais de dois anos que vc fez a cirurgia! Ou qualquer pessoa que esteja passando por Isso entre em contato!

    ResponderExcluir
  53. Boa noite amigos,

    pós uma turbinoplastia há quase 10 anos, desenvolvi uma grande dificuldade de respirar e consequentemente dormir, com o nariz extremamente seco. Com o passar dos anos passei a ter depressão, ansiedade, pânico, fadiga cronica e apnéia em grau moderado. Com o excesso de sono diurno, acabei abandonando faculdades, casamento e ótimos empregos. Atualmente já não consigo manter-me concentrado e minha qualidade de vida diminuiu significativamente. Já passei por mais de 50 médicos, sem saber o que realmente acontecia comigo, como psicologos, psiquiatras, médicos do sono, neurologistas, nutrólogos, endocrinologistas, e vários otorrinos.
    Somente essa semana descobri a respeito dessa Síndrome, e observo que se encaixa perfeitamente com meus sintomas.Antes da cirurgia eu era ativo, sem depressão, apenas achava que respirava mal. Depois minha vida mudou drasticamente. Hoje e tendo pq budiatas, iogues e outros professores de meditação falam tanto sobre respiração, e o quanto respirar mal influência em nosso estado mental/psicológico.

    Para aqueles que assim como eu buscam explicações mais científicas, sugiro entrar no site do Pubmed, que pública artigos científicos, e digite Empty Nasal Syndrome (Síndrome do Nariz Vazio) e poderão ver que é uma doença séria, que vem atraindo pesquisas de diversos países.

    Especificamente para o colega que critica o fato de muitos aqui como eu terem desenvolvido problemas como depressão, ansiedade e pânico, segue um link que mostra a relação entre a retirada parcial ou total dos cornetos com tais doenças, entitulado:Evaluation of depression and axiety in Empty Nose Syndrome after surgical treatment. Que mostra a melhora dos distúrbios psicólogos após cirurgia de correção dos cornetos.

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26667794


    Segue TB link de uma página no facebook sobre o assunto, com atualizações constantes sobre o tema.

    https://mobile.facebook.com/photo.php?fbid=668623906559354&id=164265866995163&set=pb.164265866995163.-2207520000.1453747827.&source=54&refid=13

    ResponderExcluir
  54. Nessa página do face, tem algumas imagens mostrando todos os sintomas psicológicos e físicos da Síndrome do Nariz Vazio...

    ResponderExcluir
  55. Segue TB um artigo brasileiro sobre implante de Gore Tex para tentar amenizar a Síndrome.

    http://oldfiles.bjorl.org/39cbo/DA.asp?f=5565

    Agora quero tentar conseguir os contatos desses médicos.

    ResponderExcluir
  56. Eu ñ fiz a turbinectomia,mas fiz a cauterização(queima)dos cornetos, e os sintomas foram muito parecidos com esses, como eu já havia comentado aqui há 1 ano....mas agora, passados 1 ano e meio do procedimento eu só tenho a agradecer a clinica e ao médico em Goiania...está bem melhor do que antes....nariz trancado é muito ruim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que fiz esse tbm, meu médico disse que ele fez cauterização linear submucosa é um tempo de turbinectomia mais sem cortes, o desconforto é péssimo! Espero que passe logo essa sensação de sentir-se estranha!

      Excluir
  57. Uma semana atrás, conversando com dois Otorrinos, pais de colegas do meu filho, perguntei o que eles sabiam sobre SNV. Eles confirmaram que já existe um consenso médico, porém nenhuma da soluções de implantes e injeção de Plasma, conseguiram efeitos consistentes. Então ele me receitou um colírio que aumenta a umidade no local aplicado. Pra mim tem ajudado bastante, o nome do colírio é Hyabak, e pode ser comprado sem receita. Aplicar duas gotas em cada narina, 3 vezes ao dia e principalmente antes de dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo,

      Esse colírio mantem o nariz umida mesmo? até as vias aéreas superiores? Pois no meu caso eu fiz riniplasatia em set/2007. E em out/2015, quando já até havia me esquecido dela, tive os mesmo sintomas , SNV. Nos primeiros atendimentos os medicos me entupiram de predinisona, pantoprazol pois alegaram que o refluxo no estomago poderia tb estar causando o ressecamento do nariz. Não obtive resultado nenhum, muito pelo contrario perdi boa parte de meu olfato.
      Já usei soro fisiologico e maxidrate que nada adiantam. Vou experimentar esse colirio que vc indicou espero que funcione.

      Excluir
    2. Essa injeção de plasma seria para que?
      Para transporte de coriza pelas mucosas?

      Excluir
    3. Eu não gostei muito dos resultados, por enquanto estou preferindo utilizar o óleo de gergelim e o óleo de côco, particularmente antes de dormir, que pra mim tem sido o mais prejudicial, já que tenho apnéia em grau avançado e o ressecamento do Nariz prejudica ainda mais o sono.

      Excluir
  58. Seria interessante um Fórum Brasileiro de rinite atrófica( nariz vazio), onde os portadores pudessem conhecer pessoas com SNV, trocar informações. Convidar algum especiasta inclusive a imprensa para participar, enfim chamar a atenção para um problema tão sério e que tem ocorrido com muita frequência. Gostaria de saber se tem algum serviço de referencia no Brazil em SNV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge vc fez a cirurgia ou tem a Riniti atrofica? Pois eu fiz a cirugica nos meus exames não constam que meus cornetos foram mutilados mas tive um quadro parecido com o do relato, como se um algodão estive sido enfiado dentro do meu nariz!!

      http://www.365saude.com.br/pt-conditions-treatments/pt-medical-conditions/1009126917.html

      Fala sobre o assunto do implante de cornetos.

      Excluir
  59. Engraçado, antes de fazer a cirurgia o médico foi tão tranquilo, disse que era simples igual arrancar um dente, enfatizou muito a septoplastia e sinusite maxilar, mas nem mencionou a turbinectomia, faltando dois dias pra cirugia a secretaria do médico me deu alguns papéis para assinar, lá farfalhava algo sobre turbinectomia, mas eu ingênua e burra mesmo, pensei há sebe ser algum procedimento usado no septo, porque não gosto que ficar fazendo pesquisa na internet, o que acordo todos os dias com um arrependimento insuportável, já fazem quatro meses a dor diminuiu bastante teexceto a dor de ouvido aumentou muito, estou tendo faringite atrás de faringite, meu médico me falou que está cirurgia seria muito simples, emfim, perfuração septal de 2 cm varias sinequias, agora ele está mais atencioso comigo, pois fui a vários expexiliastas e dizem que ele cagou no meu nariz, sinto depressão, por senti dores vinte quatro horas! Foi uma turbinectomia por eletrocauterizacao submucosa linear, vivo com sinusite! Como uma pessoa opera para não ter mais isso é continua com i mesmo problema! Gente não façam turbinectomia seja lá qual for o método! Façam somente o desvio de septo e com um médico habilitado pra não cometer uma iatrogenia furando seu nariz! Não façam eu fiz e me arrependo a cada dia de minha vida! Agora todo gira em torno das dores que sinto nos ouvidos, sem contar que não sei se terei renite seca quais são as consequências de uma perfuração septal, não consigo mais brincar com o meu filho de três anos, devido não aguentar o barulho que as crianças fazem, esses quatro meses que este médico irresponsável está me tirando ao lado do meu filho não tem justiça que pague! Fui ao CRM exiger qual foi as técnicas utilizadas e o que ele fez, já estou com o relatório! Isso é direito do paciente saber o que foi feito com o sei corpo! Creio que vou melhorar mas jamais passaria por isso de novo! Não acreditem em otorrinos eles não estão nem aí, querem só garantir a perviedase das vias aéreas mesmo que isso justifique mutilações irreversíveis! Melhor o tratamento clínico do que entrar na faca!

    ResponderExcluir
  60. Cara. Na real a tua cirurgia foi mal feita, e o profissional que a realizou fez uma grande cagada pelo que li acerca do teu relato. Fiz a mesma cirurgia há tempos e não tenho sequer um sintoma descrito por ti. Minha vida melhorou muito - consigo respirar 200% melhor, consigo dormir melhor, fazer esportes com maior capacidade de respiração e a sinusite que eu tinha já era.
    Apenas imagino a dificuldade que tu estás passando, porém, não creio que seja correto generalizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, acho que tem que generalizar sim, até porque é muito raro vc assinar um contrato de autorização desta cirurgia que esteja escrito: risco de síndrome do nariz vazio, renite atrófica, renite seca, tuba patente. A gente só tem essas informações quando por conta própria procuramos, porque dos médicos mesmo, eles não falam nada disso há não ser quando indagamos eles sobre o assunto!
      Quanto fiz esta cirugia assinei um contrato que não informava nada das doenças citadas acima é isso é muito grave é negligência com o paciente! Me arrependi muito, porque vivemos em uma sociedade onde existem poucos médicos que tem dom pra medicina é um monte que aleja é uma maioria que mata!
      Aprendi que devemos ser mais conservadores tentar sempre o tratamento clínico mesmo, porque quando nos submetemos a um procedimento cirúrgico estamos assumindo riscos muitas vezes irreversíveis! Que na sua grande maioria foram omitidos pelos médixis aos seus pacientes!
      Que bom que a sua cirugia deu certo! Concordo com quem criou o site turbinectomia é brincar de roleta russa! Só quem passa por isso sabe o quanto os sintomas são surreais! Não tem
      Nem como descrevê-los!

      Excluir
    2. Oi, Marcus. Que ótimo saber que a sua cirurgia lhe trouxe uma qualidade de vida que antes vc não tinha. Também fui atrás disso e fiz a minha cirurgia na última terça feira.
      Espero ter excelentes notícias para compartilhar com todos aqui, muito em breve (especialmente quanto a um sono gostoso, que há tempos não sei o que é, ou melhor, era).
      Feliz Páscoa!

      Excluir
  61. Nossa pessoal eu pensei que era somente comigo, mas não.

    Quando pergunto para as pessoas se elas espirram , elas olham com uma cara pra mim? Como se fosse louca!! Pois nem espirro tenho. Aff - Olfato quase zero!!

    ResponderExcluir
  62. http://www.365saude.com.br/pt-conditions-treatments/pt-medical-conditions/1009126917.html

    Implante de cornetos

    ResponderExcluir
  63. Ha medicamentos para recuperação da função dos receptores e nervos olfativos, poderão estar disponíveis para tratamento em breve ou não?'?

    ResponderExcluir
  64. Nos sites gringos falam que um percentual dos que fazem a cirurgia desenvolvem essa disfunção da mucosa, resultando em Nariz super seco e todas as dificuldades que vêm com ele.

    ResponderExcluir
  65. Até o momento somente paliativos, como os óleos. A cirurgia ainda não é efetiva. O óleo de coco alivia, e produzido menos casca no interior do Nariz.

    ResponderExcluir
  66. Os implantes tem sido reabsorvidos, mas vamos ficar atentos. LIGO aparecerá algo para resolver...

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26667794

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc diz "reabsorvidos" , o que vc quer dizer? Nao tem dado certo ´´e isto?

      Excluir
    2. Desculpe a demora. Isso mesmo, eles ainda não encontraram nenhum material que seja permanente, ou a mucosa absorve ou expulsa.

      Quando mudo a alimentação e como muitas coisas processadas, aí fica quase insuportável. Tonme sentindo um idoso recentemente. Fico prostrado o dia todo.

      O pior é que as pessoas próximas não entendem.

      No meu caso que tenho apnéia em grau avançado + essa secura excessiva do Nariz, tá muito difícil. Já não tenho ânimo pra brincar com meu filho, praticar esportes, pra trabalhar. E como moro em Goiás, quando entra a seca, fica com umidade de deserto...

      Fui a 3 otorrinos recentemente, SM todos eles falam que minha mucosa é muito seca, mas passam só soluções salinas.

      Quem tem essa secura da mucosa sabe que essas soluções umidecem apenas por alguns minutos e volta a secura, fora que com o tempo provocam problemas na mucosa TB.

      Testei o óleo de gergelim, por mais de mês, não achei que melhora muito não.

      Testei TB óleo de coco, Hyabak (um colírio que um Otorrino me falou que aumenta a umidade local), dexpantenol manipulado.

      Até agora nada resolveu. Pra mim o que alivia mais é comer pimenta, pra escorrer o nariz. Mas tb dura pouco tempo.

      E olha que a minha remoção de cornetos foi pequena, mas mesmo assim houve grande alteração na mucosa!

      Excluir
  67. https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_do_nariz_vazio

    ResponderExcluir
  68. Gostaria de obter informações sobre novidades, avanços no tratamento se tem algum médico referencia em implantes nos cornetos. Parece que os implantes ajudam bastante. A hidratação pulsatil ajuda um pouco assim como solução de mel com soro fisiológico1:10 e óleo de gergelins . jorgemenraes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb. gostaria e saber de algum medico especialista, pois quando pergunto do assunto para alguns otorrinos, parece que estou falando de coisas de outro mundo. Fora que a maioria "orienta" a falar com o medico que me operou. Eu nem sei por onde ele anda. se ainda esta em SP ou em outro pais.

      Excluir
    2. O que seria hidrataçao pulsatil Jorge?

      Excluir
  69. Ah eu gostaria de saber do pessoal do grupo aqui se alguém por conta dessa secura nasal, teve diminuição do olfato?

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Tem um pagina de medico muito bom, Dr. Alexandre Haman, que se Chama Otorrino e algo mais, curam a pagina dele e vamos debater sobre o assunto quem sabe achamos uma luz no fim do tunel?

    ResponderExcluir
  72. Por acaso alguém aqui do grupo por conta dessa secura nasal passou a não espirrar espontaneamente mais?

    ResponderExcluir
  73. Digita no Google: a cura da renite atrófica Dr, Dário fica em BH! Já fiz uma consulta com ele! Realmente muito atencioso e bom, só não posso operar agora, porque ele pediu que eu esperasse pelo menos um ano de cirugia! Mas ele é referencia nisto aqui no Brasil, inclusive fez parte da equipe médica que trata disso nos Estados Unidos por sete anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Regina . VC eh de BH ou SP? A consulta com ele eh muito cara? Vc tem espirros com essa riniti? Desculpe perguntar eh que estou estranhando muito pois para quem sempre teve rinite alérgica com muita umidade no nariz e de repente ficar do jeito que estou..´´eh muito ruim.

      Eu nao espirro espontaneamente e vc?

      Excluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. O meu caso eh que fiz uma rinoplastia em set/2007 e antes disso, tinha renite alérgica. Muita coriza, espirro frequentes, sensibilidade a cheiros fortes, não dormia direito Bastava mudar o clima e a crise atacava.

    Nessa época não tinha convenio nem condições para pagar uma cirurgia. Então consegui uma encaminhamento do Posto de Saúde e me encaminharam para o Hospital Ipiranga onde foi realizada minha Rinoplastia.

    Pelo que sei, na cirurgia teve trauma para diminuir o dorso e a correção do Septo. Então, acredito que tenham diminuído o tamanho dos cornetos tb!
    Mas ja estou solicitando o prontuario do que foi feito no Registro geral do Hospital
    Mas depois de minha cirurgia a renite não foi embora, mas diminui bastante as crises. Minha respiração melhorou pois antes , a respiração alternava entre uma narina e outra e minha olfação tb melhorou.
    Em out/2015, estava sentada na conversando com minha mãe e assim que desliguei, senti garganta, narina e olhos , ouvidos ressecarem como se tivesse passado uma "nuvem de algodão" e tapado tudo. Fiquei desesperada e corri para o pronto socorro.

    Foi desde entao que comecei a lidar com todo descaso e falta de conhecimentos sobe o assunto da parte dos médicos: Me receitaram predinisona 20 mg, para tomar durante 5 dias 12/12 h, rinosoro ... Mas aquele atendimento de não olhar na cara do paciente e muito menos orientar. Como não tinha a menor ideia do que estava acontecendo comigo segui o receituário. Pronto. Ai que começou todo o pesadelo: o corticoide atacou meu estomago, pouca coisa resolveu em relação a secura nasal, e começei minha peregrinaçao em pontos socorros de otorrinos que tb nao sabiam o que fazer. Em uns receitavam predinisona, com rinosoro e pantoprazol, outros maxidrate e awamys, outros celestamine. Teve médicos que chegou a alegar que :"o fungo que tinha me atacado não tinha cura!" O que só me desesperava ainda mais. E nada se resolvia.

    Moral da historia: Boa parte de meu olfato foi embora, não consigo sentir cheiros de longe, só de muiiito perto e olhe la!
    Tenho a sensação de ouvido ressecado, mucosas das narinas sem coriza, não espirro espontaneamente. O que impactou muito no meu emocional, planos para minha vida, me causou uma depressão imensa, pois moro em chácara e não sinto a natureza como sentia antes. Ja estou cansada de ir em médicos e fazer exames e alegarem que não tenho nada. Ou quando alegam me assustam dizendo que posso ter alguma sindrome: kalman e por ai vai.

    Na observação Ressonância magnetica face esta: leve proeminencia e abaulamento do contorno superior da adenohipofise . Correlacionar dados clinicos com laboratoriais.

    e na RM do cranio: Cavidades paranasais bem areadas. (Entendo que se refira as vias aéreas superiores que por estar sem umidade prejudicou a mucosa olfativa)

    Alguém com sintomas parecidos e que possa me ajudar?

    Decidi procurar ajuda na net mesmo, pois ja estou farta de procurar médicos que não sabem o que fazer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É infelizmente os médicos que te operaram cortaram muito as conchas nasais, e seu nariz ta hiper ventilado e as conchas que produz muco provavelmente por estar mutilada já não lubrifica mais o Nariz, tenta uma consulta no Hospital Cema, nem que for pagar uns 100 mantos, marca com o medico Dr. CARALAMBOS SOTIROPOULOS, o cara é fera e provavelmente tem uma solução pro seu caso, pode ate procurar o nome dele no YouTube

      Excluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. Fiz minha cirurgia na última terça e estou muito feliz, mas ao mesmo tempo em choque com os relatos de muitos, aqui.
    Eu dormia muito mal, por respirar muito mal. Acordava várias vezes durante a noite (apneia). Também extraí a úvula. Espero realmente que eu possa compartilhar aqui, muito em breve, uma evolução positiva do meu quadro.
    Ainda não estou certo quanto à dimensão da turbinoplastia a qual fui submetido. Vou perguntar ao médico na próxima semana. Sei que operei com um dos melhores especialistas de São Paulo e confio que ele saiba realmente o que fez e porque fez (lembro inclusive dele ter dito "outros médicos fariam X, Y e Z mas não considero que seja o seu caso").
    Saúde a todos.
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Gostaria de saber se alguém que tem nariz vazio tem alguma informação sobre o tratamento com PRP, Aloderme, Hidroxiapatita e quais destes procedimentos se mostra mais eficaz?

    ResponderExcluir
  83. Jorge, eu tenho nariz vazio. Irei fazer agora uma cirurgia para corrigir a sinusectomia que o açougueiro que me operou fez e consertar o canal lacrimal que tbm foi destruído por ele. Depois disso tudo irei fazer o enxerto com a hidroxiapatita.
    aqui no Brasil é bastante escasso os trabalhos referentes a ENS!

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Crime Nasal não sei aonde, a pessoa que esta falando isso nunca teve uma obstrução nasal severa, tem que cortar sim uma boa parte das conchas nasais principalmente a inferior para acabar de vez com o problema que trás varia consequências ao paciente, mas é logico que não se Pode tirar toda parte do corneto ou turbina, eé preciso tirar só o excesso. Agora falar que é crime, crime é quem escreveu ou tirou essa ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Explica isso para o otorrino que me operou...
      Quando fui fazer a cirurgia, ele me disse que faria somente uma septoplastia, depois com um pre operatório terrivelmente dolorido descobri que ele amputou todo o meu corneto direito e a cabeça do esquerdo e ainda fez uma sinusectomia, foi daí que comecei a ter sinusites crônicas e Dores insuportáveis em meus ouvidos.
      Fui em mais de 12 otorrinos pra saber o que eu tinha, e todos me falaram que o que foi feito em mim foi loucura, porém, encontrei um médico que vai resolver o fenômeno de recirculacao, no entanto, não vai fazer nascer conchas. Ele mesmo fez um relatório e foi bem enfático: vc tem que processar o seu médico por negligência e imprudência, pois agora vc está com osteite e correndo o risco de uma meningite.
      Médicos bons são muito raros!
      O que temos são um bando de carnificidas querendo uns trocados, ou seja, a maioria.

      Excluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. Gente..vou fazer uma cirurgia nasossinusal vídeo endoscopica. Não sei o que é essa cirurgia mas sei que é pra arrumar desvio de septo e retirar cistos no seio da face.. tem alguma chance de acabarem mexendo nesse corneto? De dar esses sintomas.. ?

    ResponderExcluir
  88. Boa noite, pessoal! Nossa, estou chocado com todos os relatos que li! Obrigado por alertar e ajudar tantas pessoas e evitar problemas maiores. Gostaria de passar esperanças a quem teve complicações, e sei que é difícil.. mas espero que aos poucos o corpo e a mente possam ir se acostumando e melhorando, afinal somos seres adaptáveis, e quem sabe novos avanços da medicina possam amenizar. Vamos seguir acreditando e buscando informações!
    Eu também tenho um problema de excesso de carne esponjosa desde que um infeliz/invejoso de um segurança de uma festa me levou para uma sala e me golpeou fortemente no nariz na minha adolescência, apenas porque eu estava feliz e dançante, brincando de alcançar essas bandeirinhas de festa de São João.. Anos 90 era f...
    Mas há muito tempo tenho procurando na net algum tipo de tratamento sem cirurgia, pois sou cantor e já estou até pensando em largar esse sonho, que por enquanto é um hobby. Uma vez ouvi falar que existem óleos e extratos naturais poderosos que conseguem retrair ou secar um pouco do excesso, mas perdi contado com esse curandeiro.. hehe. Alguém já ouviu falar nisso?
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  89. Eu tenho rinite alérgica e os meus cornetos também estão alimentados em decorrência eu só respiro por um lado do nariz ( eles se alternam) e também tenho diminuição do olfato. Meu médico sugeriu a cirurgia, mas agora tô com medo de fazer. Ou eu fico com os sintomas que eu já tenho pelo resto da vida ou me arrisco na cirurgia que pode curar ou piorar a situação irremediavelmente. Eu realmente não sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta cirurgia é um procedimento que ajuda muito na melhora da qualidade de vida do paciente.
      PORÉM , procure um excelente medico para fazer este procedimento (o que é raro hoje em dia). o medico tem que te informar de tudo o que ele vai fazer e te deixar ciente dos riscos.
      fuja de médicos que evitam dar explicações do procedimento falando que é algo muito simples, esteja bem aleta sobre a autorização dos procedimentos que o seu médico solicita para o convenio e o mais importante de tudo, NUNCA ABRA A MÃO DE UM SEGUNDO MEDICO AUXILIAR EM SUA CIRURGIA, POIS ESTE PROCEDIMENTO EXIGE A PRESENÇA DE UM SEGUNDO MEDICO AUXILANDO A CIRURGIA. o que é de praxe o medico fazer o procedimento sozinho por subjuga-lo simples demais o convenio paga para os dois médicos porem só um recebe isso é fraude! e pratica muito comum entre os médicos.portanto não abra mão do medico auxiliar!!! médicos sérios não fazem este tipo de coisa! cuidado!!! a otorrinolaringologia e subdividida em varias partes, tem otorrinos que se especializam e ouvido outros em nariz outros em laringe, porem, todos fazem sptoplastia, turbinectomia ou turbinoplastia e sinusectomia.
      por exemplo o medico que fez o estrago em meu nariz era otorrino especialista em laringe, ou seja, não era rinologista.
      Procure um otorrino Rinologista que só opere nariz. acredite esses é que são bons! mas tem que filtrar muito.
      e faça o medico a se comprometer por meio de contrato que ele não vai tirar muita concha nasal de preferencia ate quantifique. não se tira mais do que 5% das conchas nasais inferiores ate porque em suas cirurgias é muito comum o habito de luxarem a concha nasal, lateralizando ela mais para o canto nasal isso já ajuda na passagem de ar.
      e nunca faça uma sinusectomia junto!
      prefira sempre o tratamento clinico, hoje temos vários produtos, remédios bons que ajudam muito e curam.
      se o medico te falar que uma septoplastia vai resolver o seu problema de obstrução nasal CORRA dele pois ele esta mentindo pra vc!
      o desvio de septo em 95% dos casos não atrapalha na respiração! uma dica faça um teste pra vc saber que estou falando a verdade. É só pingar duas gotas de qualquer descongestionante nasal e se o nariz desentupir, não é por causa do desvio de septo e sim por causa do tamanho das conchas nasais!
      procure saber se o medico tem muita experiencia na área de RINOLOGIA, ALIAS, ELE TEM QUE SER RINOLOGISTA, tbm!
      aprendi isso a duras penas!
      em menos de 8 meses tive que fazer outra cirurgia pra corrigir o estrago que o outro fez, porem agora operei com um rinologista serio e referencia mundial. consegui resolver o fenomeno de recirculação que é um erro medico causando em sinusectomias, reconstruí o meu canal lacrimal que tinha sido destruído pelo medico anterior. Agora tenho que ficar com uma sonda enfiada dentro do meu olho por trés meses. a perfuração do septo nasal ficou, o formato do meu nariz mudou e continuo com amplas turbinectomias, pois não da pra fazer nascer conchas nasais.
      prudencia! prudencia e prudencia, tente sempre o tratamento clinico!!!

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas dicas vou avaliar e pesquisar muito, caso eu venha a fazer a cirurgia!!

      Excluir
    3. Karen vc poderia por favor me passar a indicação do rinologista que gostou? Muito obrigada!

      Excluir
    4. Também com problema na cirurgia e canal lacrimnal. Se puder indicar o oftalmo do canal lacrimal também agradeço.

      Excluir
    5. Dr. Márcio nakanishi!esse rinologia tá é fera muito bom na área! O Oftalmo opera junto com ele

      Excluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. http://www.doctoralia.com.br/provamedica/reconstrucao+total+do+nariz-14301/pergunta/e-possivel-fazer-reconstrucao-dos-cornetos-inferiores-ou-colocar-um-implante-de-silicone-782647 COM A COSTELA PODE SER RECONSTRUÍDO O CORNETO INFERIOR OS RESULTADOS SÃO ÓTIMOS OS SINTOMAS DESAPARECEM, NO BRASIL JÁ SE FAZ ISTO A MUITOS ANOS, TEM PESSOAS QUE PERDEM A MUCOSA DEVIDO A CÂNCER, ACIDENTES E TALS. EM SÃO PAULO EXISTEM ESPECIALISTAS!

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Olá à todos, meu nome é Thiago e realizei a cirurgia faz 1 mês hoje, em minha consulta o no otorrino, quando foi acertado que faria a cirurgia (decisão minha) ele me falou sobre todos os riscos incluindo a síndrome tratada nesse blog, pesquisei bastante, li todos os relatos deste blog, e em conversa com o médico, decidi pela cirurgia. Hoje não me arrependo, única coisa que sinton é uma respiração melhor é um leve ressecamento na narina, facilmente corrigido com um spray nasal. Por isso queriam compartilhar com quem pensa em fazer a cirurgia que procure um profissional sério, que discuta abertamente sobre os riscos, oriente e seja cirurgião de cabeça e pescoço, isso é muito importante para um bom resultado! Aos colegas quemsofrem deste mal terrível procurem um profissional do centro de otorrinolaringologia do hospital Albert Einstein que poderiam ter esperanças na recuperação das conchas nasais! Obrigado a todos

    ResponderExcluir
  94. Tenho rinite secundária,vou fazer enxertos tenho fé que vou ter uma melhora grande! Não podemos nos deixar abater por essa maldita doença causada pelos próprios médicos! Estou em contato com o doutor Dario de BH! As celulas tronco estão com tudo nas gringas, mais um ano e a cura vai sair para nós sofredores! Estou nas comunidades internacionais do Facebook empety nose síndrome entrem pois a várias novidades que motivam a nos viver nesse inferno!

    ResponderExcluir
  95. Tenho rinite secundária,vou fazer enxertos tenho fé que vou ter uma melhora grande! Não podemos nos deixar abater por essa maldita doença causada pelos próprios médicos! Estou em contato com o doutor Dario de BH! As celulas tronco estão com tudo nas gringas, mais um ano e a cura vai sair para nós sofredores! Estou nas comunidades internacionais do Facebook empety nose síndrome entrem pois a várias novidades que motivam a nos viver nesse inferno!

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. Pessoal alguém teria indicação de algum otorrino em São Paulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Leonardo Haddad, foi o que me operou e recomendo, correu tudo certinho

      Excluir
  98. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  99. Patricia corra de otorrinos, rinite awamys spray nasal duas vezes ao dia uma de manhã outra anoite, sinusite lavagens com soro, compressas quentes etc.. Em caso grave de sinusite antibióticos um clínico pode recomendar a você, alergia procure um bom alergologista tome vacinas é ótimo para amenizar a rinite! Cirurgia nasal é um perigo cornetos são órgãos é a primeira linha de defesa do organismo sua redução é totalmente desnecessária, fora que existem nervos que podem ser lesionados durante a cirurgia os ENT nem sabe disso cortam como se fosse um pedaço de papel qualquer! Meu namorado largou tudo emprego faculdade, está com lesão nos nervos da face, dor 24 horas por dia, tonturas hipersensibilidade a cheiros, sono ruim, falta de concentração não pratica mais esportes resumindo está a espera de um milagre para sua vida! E todos que fizeram estão bem agora não se esqueçam vocês têm uma bomba relógio no meio da face, pois a cirurgia pode dar problemas depois de alguns anos depois de feita!

    ResponderExcluir
  100. Quem já fez rezem todos os dias para não dá reverse na over cirurgia desnecessária! Mais rezem muito mesmo! Aqui no fórum tem depoimento de complicações depois de anos pós cirúrgico!

    ResponderExcluir
  101. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  102. Jorge tem facebook amigo? Passe o link se tive interesse!

    ResponderExcluir
  103. Eu me arrependo muito de ter feito essa naldita cirurgia! Deveria ter pesquisado mais, enfim, confiei no açougueiro e me lasquei.
    Sinto dores constante nos ouvido
    Que dá até vontade de dar um giro dentro deles.
    Sinto muito ar entrando
    Só durmo com medicação tarja preta
    Tive que fazer uma etmoidectomia para corrigir o fenômeno de recirculacao que aquele pilantra me causou.
    Não tenho muita energia
    Sinto queimação nos ouvidos
    O ar que espiro não é aquecido!
    O que é pior foi que o safado que me operou simplismente, falou: me desculpe! Eu deixei o cautério muito tempos!
    Me operou sozinho e colocou mais dois amigos como auxiliares e depois descubro que esses dois nem participaram era só pra pegar mais dinheiro do convênio!
    Agora está na justiça!
    O hospital a clínica o convencido o meu médico e os outros médicos fantasmas que tbm assinaram e nem aparesseram lá, ou seja, a junção deles era falar o eletrocauterio já ficou muito tempo!
    Mas enfim, me arrependo muito, mudou muito a minha vida, é só de pensar em viver com essas dores... Meu Deus, me dê muita força!
    Estou sem o corneto direito, sem a cabeça do esquerdo, com um buraco no septo! É muita dor! Não façam essa cirurgia,
    Ou façam com um médico referência no assunto! Fujam de médicos que atendem convênios, eles são os muitos ruins ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo pelos otorrinos se Brasília, em relação ao convênio, eles não são bons! Não posso dizer pelos os outros médicos fora de Brasília!
      Mas os otorrinos que aceitam convênio aki em Brasília não confio mais em nenhum. Otorrino pra mim, só pagando é bem caro pelo serviço deles! E com muros artigos e diretos da otorrinolaringologia em alguma universidade federal!

      Excluir
    2. Nenhum otorrino Brasileiro é bom todos eles são da escola antiga, e não acreditam em ENS! Aliás otorrinos são médicos assassinos infelismente!

      Excluir
    3. Nenhum otorrino Brasileiro é bom todos eles são da escola antiga, e não acreditam em ENS! Aliás otorrinos são médicos assassinos infelismente!

      Excluir
  104. nossa fiz essa turbinectomia ,septoplastia e retirada das amigdalas, estou apavorada com o ressecamento das vias aéreas,sede insuportável, acordo varias vezes prá tomar agua de tanta secura na boca, estou sem paladar e sem olfato e o ar entra por demais de gelado no nariz, fiz no final do mes passado, e eu nem sabia que a otorrino iria fazer turbinectomia, não tinha nenhum problema desses antes da cirurgia, e estou apavarorada com medo desses sintomas não acabarem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja bem, eu me operei dia 06/07/2016, o ressecamento é normal , o meu nariz ficava extremamente seco até o 28 dia de pós. Ele também produzia muito muco.

      Excluir
    2. não se desespere, e em relação a turbnectomia, recomendo que estabeleça um prazo longo para ver os resultados. tipo uns 3 ou 4 meses. e lembrando que após a cirurgia, caso tenha muito rinite, será necessário tratá-la.

      Excluir
  105. Diego não vai tentar nada para melhorar?

    ResponderExcluir
  106. Diego não vai tentar nada para melhorar?

    ResponderExcluir
  107. Sim, em menos de sete meses de operada já fiz outra cirurgia pra corrigir onerei grave causada pela outra! O problema é que o médico que me operou agora disse que o estrago feito pelo primeiro foi muito grande, por isso não vai ficar 100% . O problema do nariz já foi resolvido mas o do ouvido, estou indo pra São Paulo procurar um especialista nisto! É o primeiro médico que fe isso comigo já coloquei ele na justiça!

    ResponderExcluir
  108. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  109. Jorge quais seus sintomas ? Você consegue trabalhar? Diego você fez enxerto no nariz?

    ResponderExcluir
  110. Jorge quais seus sintomas ? Você consegue trabalhar? Diego você fez enxerto no nariz?

    ResponderExcluir
  111. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  112. Jorge, minha vida profissional está um desastre já perdi gratificações altas em meu salário, tive que sair do local que gostava muito de trabalhar, produzia muito, sempre fui um funcionário exemplar.
    Agora vivo de licença médica por conta das dores de ouvido, que na verdade não são dos ouvidos, são reflexos da falta de cornetos, minha produtividade caiu 50%. O restante é por muita insistência minha mesmo em estar trabalhando. Mas não tem nem um ano completo dessas duas cirurgias... E já são vários atestados médicos.
    O que mais me incomoda são as dores no ouvidos e os zumbidos apesar de já ter sido detectado que minha tuba auditiva após a cirurgia ficou hipofuncionante, e a hiperventilaçao nasal e o fato de agora só conseguir dormir com remédios.
    Nem dei muita atenção pra esse negocio de nariz fazio. Mas esse negocio é sério, acaba com a vida de uma pessoa!
    Quero muito fazer os enxertos mas o meu atual otorrino é contra, porém, estou pesquisando melhor!
    Mas não está sendo fácil pra mim nem pra minha família, o que vem acontecendo parece um filme de terror, pois eu era super ativo falava saia, hj, não consigo sair à noite por causa do frio, meu nariz dói muito a noite e os meus ouvidos pioram a noite e quando falo muito.
    Agora passo a maior parte de tempo quieto, deitado. Quando estou melhor volto a trabalhar, o problema é que trabalho com o público isso exige que eu fale muito, no final do dia meus ouvidos já estão explodindo.
    Por isso eu não consigo trabalhar uma semana inteira.
    Antes a única coisa que eu era viciado nesta vida era trabalho...
    Agora passei a ter medo do futuro!

    ResponderExcluir
  113. Desculpe! Não entendi a pergunta?
    Se tem aluguem médico que faz exergo nasal no Brasil ? É isso?

    ResponderExcluir
  114. Fiz cirurgia de desvio de septo em dezembro de 2015.Sinto corise o tempo todo e meu ouvido direito já estourou 6x nesses 10 meses pós cirurgia.Não aguento mais gastar dinheiro com isso e os médicos não falam nada sobre o problema.Sempre tenho q ir a emergência do otorrino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes da cirurgia não tinha este sintomas? Tem mais algum sintoma insônia, fadiga crônica ou outros?

      Excluir
  115. Nenhum, a única coisa que tinha era obstrução nasal, nunca tive uma otite nem sabia como era ter dor nos ouvidos...
    Não tinha insônia, nem fadiga. Praticava esportes( inclusive, optei pela cirurgia pra melhorar o meu desempenho na natação )
    ontem o meu médico me falou que como sequela da cirurgia, terei esses problemas auditivos pra sempre, devido a assimetria a conchas nasais. No direito tenho apenas 10% e no esquerdo 50% .
    Essa diferença causou um desiquilibrio na pressão auditiva!
    Mas, enfim, a vida continua!
    Tenho esperanças de novos tratamentos!
    Inclusive não descartei a possibilidade de enxertos, só que agora estou mais cauteloso com esses médicos!
    Pois uma grande parte fizeram residência em pseudo Saude!

    ResponderExcluir
  116. PESSOAL ENTREM NA MINHA PAGINA NO FACEBOOK
    SYDROME EMPTY NOSE SINDROME DO NARIZ VAZIO DISPONIVEL EM INGLES E PORTUGUES E VEJAM O DR NUMERO ! NO MUNDO EM CLEVELAND OHIO QUE E O ESPECIALISTA NESSA SINDROME E TEM CURA PESSOAL FIQUEM FELIZ PARTICIPEM

    ResponderExcluir
  117. PESSOAL ENTREM NA MINHA PAGINA NO FACEBOOK
    SYDROME EMPTY NOSE SINDROME DO NARIZ VAZIO DISPONIVEL EM INGLES E PORTUGUES E VEJAM O DR NUMERO ! NO MUNDO EM CLEVELAND OHIO QUE E O ESPECIALISTA NESSA SINDROME E TEM CURA PESSOAL FIQUEM FELIZ PARTICIPEM

    ResponderExcluir
  118. PESSOAL ENTREM NA MINHA PAGINA NO FACEBOOK
    SYDROME EMPTY NOSE SINDROME DO NARIZ VAZIO DISPONIVEL EM INGLES E PORTUGUES E VEJAM O DR NUMERO ! NO MUNDO EM CLEVELAND OHIO QUE E O ESPECIALISTA NESSA SINDROME E TEM CURA PESSOAL FIQUEM FELIZ PARTICIPEM

    ResponderExcluir
  119. PESSOAL ENTREM NA MINHA PAGINA NO FACEBOOK
    SYDROME EMPTY NOSE SINDROME DO NARIZ VAZIO DISPONIVEL EM INGLES E PORTUGUES E VEJAM O DR NUMERO ! NO MUNDO EM CLEVELAND OHIO QUE E O ESPECIALISTA NESSA SINDROME E TEM CURA PESSOAL FIQUEM FELIZ PARTICIPEM

    ResponderExcluir
  120. O Dr. Stven Housen é uma referencia mundial mundial em Nariz Vazio( rinite atrófica) e que além de ter tido bons resultados com as cirurgias de enxerto na cavidade nasal para aumento dos cornetos utilizando Aloderme, vem conscientizando os médicos e pacientes sobre os riscos destas cirurgias preconizando que estas só deverão serem realizadas quando estritamente necessárias e o menos invasivas possível, condenando a forma inconsequente com que alguns médicos a realizam e muitas vezes sem informar ao paciente dos riscos que poderão advir a curto, médio e ao longo do tempo. Seria muito bom que este Médico participasse de congressos e cursos desta especialidade aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  121. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  122. https://www.facebook.com/Empty-Nose-Syndrome-Sindrome-Do-Nariz-Vazio-901576013308369/ entrei galera

    ResponderExcluir
  123. Tive e tenho os mesmos sintomas do autor! Estava fazendo experiências alimentares paralelamente. Após parar de comer fermento e conservantes (ex: leite longa vida), meus seios da face pararam de inchar hoje tomo leite normal e alimentos sem itens químicos. Leio todos os rótulos. Os espirros pararam também. Hoje como macarrao italiano, quando quero comer trigo, pois seus ingredientes são: trigo duro e água apenas.

    A parte psicológica também foi um desafio e escrevi um livro nos momentos de tristeza para superar a falta de coerência médica, pois mesmo o médico na consulta disse que talvez não melhorasse. Nossa não sei como pude fazer essa turbinectomia. Preferia ter usado os remédios até ter descoberto a saída pela alimentação.

    ResponderExcluir
  124. Estima-se que em torno de 20% das pessoas submetidas a turbinectomia em até 20 anos vão apresentar alguma sequela. A síndrome do nariz vazio é uma patologia bem definida e bastante conhecida dos otorrinos desde a década de 90, bem como os riscos dos pacientes que se submetem a estas cirurgias. É preciso que haja o máximo possível de divulgação nas redes sociais, internete, watssap, jornais,imprensa com o objetivo de alertar as pessoas e inibir a banalização por parte dos otorrinos em realizar estas cirurgias. Em outros países este entendimento esta bastante protocolado bem como procedimentos que melhoram bastante em alguns casos os sintomas. Com a divulgação desta doença, com certeza estes recursos técnicos e avanços médicos chegarão mais rápido aqui no Brasil, vale lembrar que são procedimentos que já são realizados aqui na área odontológica, reabilitação esportiva e estética, mais não usados em cornetos nasais como injeções de PRP, células tronco e gordura com fatores de crescimento. Alguns otorrinos aqui tem feito enxerto de hidroxiapatita com algum resultado a exemplo do Dr. Dario Antunes de BH,

    ResponderExcluir
  125. Eu fiz minha cirurgia dia 14/09/16.
    Eu tinha um tumor benigno de 6 cm de diâmetro, na minha face esquerda, e que saiu do seio da face,para narina.fiquei tratando 2 meses com antibióticos, pois o médico disse que era sinusite. Fiquei muito mal,sem dormir, até que troquei de médico.
    fiz tomografia que mostrou, o tumor, desvio de septo muito grande e hiperteofia de cornetos.
    Não posso mais tomar cortizona, nem tópica.
    fiz então a cirurgia.
    Meu médico, disse que tirou muito pouco,para poder ajudar na recuperação, pois não posso usar os corticóides.
    até agora só me sinto bem, o lado da face dolorida é o lado que tirou o tumor, mas muito pouco.
    meu nariz não arde, não gela, sinto cheiros normal,o que me deixou deprimida, foi ler o que o autor passou ou passa.
    minha cirurgia foi por videoscopia, depois de 7 dias fiz a primeira limpeza, já fiz a segunda o mês que vem faço a ultima, pois meu nariz já não sai mais nada de estranho dele.
    gostaria de saber se todas as pessoas que tiveram problemas,foi logo depois da cirurgia, ou tempos depois?, e também o método da cirurgia.
    gostaria também que as que deram certo,fossem levadas em consideração, pois eu não tinha alternativa.

    ResponderExcluir
  126. Acho muito importante! O médico que me operou foi Rubens Alves Ribeiro ele.é de Brasília e atende na clínica otosul.
    Destruiu a.minha vida. Mentiu lascou o.meu nariz destruiu o meu olho e ainda colocou mais dois médicos.para operar só.pra arrancar dinheiro do.convênio e operou sozinho. Fui em 38 Otorrino depois da desgraça que ele fez comigo e todos ficam chocados alguns perguntam se ele realmente é médico!
    Ele.mudou até a forma do meu.nariz que era lindo e agora é uma geleia.mole!
    Alerto as pessoas de Brasília não operem na clínica otosul é uma máfia!

    ResponderExcluir
  127. É lamentável que elementos antiéticos, que usam a medicina como um meio para enganar pessoas de boa fé, omitindo, negando que alguns procedimentos possam trazer algum risco para os pacientes, tudo isto por motivos alheios ao objetivo principal que é levar saúde e segurança a quem lhes confiou incondicionalmente seu maior patrimônio que é a sua saúde, a sua integridade física. Vemos diariamente nos noticiários policiais todo tipo de atrocidades e pouca punição. Até quando a justiça e os conselhos de medicinal vão tolerar tudo isto?

    ResponderExcluir
  128. Rubens Carlos Ribeiro clínica otosul, por favor se alguém tiver cirurgia marcada com este louco, não façam ele arrancou quase to dos os meus cornetos fez um buraco enorme no meu septo e ainda usou um médico chamado Leonardo que é um dos donos da clínica pra ficar mentindo pra mim dizendo que eram coisas da minha cabeça até que fui parar na uti e graças a Deus encontrei um Otorrino sério e muito competente que salvou a minha vida, mas não tenho quase conchas!
    Por favor gente de Brasília esse médico me enganou e quase me matou mudou a forma do meu nariz, lembre-se clínica otosul! É meu dever em alertar as pessoas! Até os outros Otorrinos ficam horrorizados com o que ele fez!
    Nem se consultem nesta clínica lá tem médicos mercenários que não sabem fazer cirurgias!

    ResponderExcluir
  129. Fiz a cirurgia ha dois dias, tinha dado algumas pesquisadas antes, so tinha lido coisas boas.
    Mas agora estou em panico depois de ler esses relatos. Isso tinha que ser mais divulgado. Estou com muito medo agora.
    Meu medico quer tirar os splints do nariz somente apos 10 dias , isso é normal? li na internet gente que tira logo com 3, no maximo 7, isso incomoda demais.
    Eu nem sei se ele cauterizou ou nao, me sentindo triste por nao ter sido informada de muitas coisas.

    ResponderExcluir
  130. Eles nunca mais te informam de nada, os esplintes eu tirei com sete dias!
    Meu médico nem me falou sobre turbinectomia fez a achou que ficava por isso mesmo até a nisisentomia ele errou conseguiu destruir o meu canal lacrimal direito!
    Mas isso não vai acontecer com vc não!
    É hábito deles não te informarem nada! Porque se não ninguém iria fazee né!

    ResponderExcluir
  131. Gostaria de saber se alguém tem informação de algum médico que faça aplicação de PRP( plasma rico em plaquetas) em cornetos nasais . a exemplo do que ocorre em medicina esportiva, regenerativa, estética e odontológica?

    ResponderExcluir
  132. Sei de uma clínica lá em Curitiba

    ResponderExcluir
  133. Karen, é sempre muito bom qualquer informação que possa pelo menos aumentar a chance de diminuirmos os sintomas e pelo que sabemos a aplicação de PRP, trás muito pouco risco de complicações. Gostaria que me informasse o nome da clínica, sem compromisso, mesmo porque, sabemos que se trata de um procedimento experimental em cornetos. Grato.

    ResponderExcluir
  134. Olá pessoal. Operei ontem com um excelente cirurgião e está tudo ok. Em breve conto os detalhes e quem foi que me operou.

    ResponderExcluir
  135. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  136. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  137. Olá galera. Ontem fez 8 dias de cirurgia e também retirei os splints, graças a Deus minha cirurgia foi tudo bem e agora só esperar caírem as casquinhas pra completar o processo de cicatrização. Mas até chegar a operar sofri muito psicologicamente pois sabia da existência da Síndrome do Nariz Vazio. Sou muitíssimo cético (coisa de engenheiro) e não confiava em médico algum, além disso, passei vários anos pesquisando e aprendendo sobre o nariz e seu funcionamento, tanto que acho que sou quase um otorrino ehehe.

    Gente é fundamental achar um bom médico, alguém que realmente saiba o que está fazendo, essa cirurgia apesar de simples não é banal como muitos otorrinos fazem parecer do tipo "só reduzir 50% dos cornetos...". Cada indivíduo apresenta suas peculiaridades de maneira que pra cada um uma cirurgia personalizada, como roupa feita sob medida. Fujam dessa história de só reduzir 50%, isso é muito, para respirarmos direito bastam um septo retinho, fossas nasais de tamanho iguais o máximo possível e apenas 2 mm no máximo de distância entre o corneto e o septo, mais do que isso é exagero, é aí que começam os problemas de frio dentro do nariz e secura.

    Recomendo demais o meu médico daqui de Brasília o Dr. Márcio Nakanishi, considero um dos melhores do Brasil (senão o melhor), o currículo dele é impressionante, tem muito conhecimento e muita habilidade com as mãos. Meu pós operatório está sendo muitíssimo tranquilo, já estou respirando como nunca em apenas 8 dias. Gente, por favor cuidado com esses otorrinos por aí, eu fui em uns 8 antes de decidir pelo Dr. Márcio.

    Ah, quem for operar se prepare com antecedência, com boa alimentação e bons hábitos que sejam pró saúde, a recuperação é melhor. Tomar banhos frios (de corpo inteiro) ajuda muito com o nariz congestionado nos primeiros dias.

    ResponderExcluir
  138. Gente, eu fiz a minha cirurgia tem 01 ano, e de lá pra cá meu nariz nunca parou de escorrer. No pós cirúrgico era normal, mas escorria bem líquido, e agora só escorre uma gosma transparente (bem parecida com o gel da babosa), o tempo todo, o dia inteiro, eu não estou aguentando mais. Não tenho mais vida social, pq sinto vergonha de sair pra comer e meu nariz ficar escorrendo na frente dos outros, não posso tomar nada gelado que escorre, estou muito desanimada. O otorrino que me operou falava que isso era da minha rinite e me receitava antialergicos e spray nasal, mas não resolveu. Esta semana consultei com um outro otorrino para pedir uma segunda opinião, e ele me disse que eu estou assim porque devia ter sido retirado apenas um pedaço dos meus cornetos nasais, mas foram retirados por completo, que meu nariz virou um grande buraco e não tem muito o que se fazer quanto a isso. Estou completamente desesperada. Alguém que tinha esse mesmo sintoma conseguiu obter melhora?

    ResponderExcluir
  139. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jorge, tenho interesse. Como faço para entrar em contato com você?

      Excluir
  140. A aplicação de PRP e células de gordura(mesenquimais ou tronco) em nariz vazio é feito em vários países com pouco, muito ou mesmo sem sucesso e vai depender das condições que se encontram o remanescente e mucosa do paciente. Os fatores de crescimento do PRP e as células de gordura darão volume e melhora a vascularização da mucosa nasal. Não existe uma padronização e trabalhos publicados que contatem cientificamente os resultados em cornetos, somente depoimentos de médicos conceituados e pacientes que fizeram estes procedimentos. Sugiro pesquisar no Google : nariz vacia e PRP(espanhol).

    ResponderExcluir
  141. Digo síndrome de nariz vacia. Dr. juan Monreal.

    ResponderExcluir
  142. Jorge, como faço para entrar em contato?

    ResponderExcluir
  143. Com as redes sociais, WhatsApp e outros, as informações estão chegando com muita rapidez às pessoas, é preciso que todos nós que estamos enfrentando este problema do Nariz Vazio deixemos o constrangimento de lado e busquemos cada vez mais informações, divulgar, assumir, procurar contato com pessoas que estejam com problemas, fazer grupo no WhatsApp, etc. A cada dia esta doença provocada por procedimento médico está se tornando bastante conhecida no mundo todo, nos EUA, Alemanha e Itália existem centros de pesquisa específico para Nariz Vazio. No Brasil a pratica de turbinectomias sem critério e sem avisar o paciente dos riscos, muitas vezes para que estes não busquem informações e desistam é muito grande e passa e ser não só um caso de saúde pública, mas também um caso polícia. Quando temos estas informações e nos calamos estamos de certa forma contribuindo para que mais e mais pessoas sejam vítimas. Porque não prepararmos uma matéria e mandarmos para o Dr. Drauzio Varella no Fantástico? Procedimentos relativamente simples como PRP e PRL, feitos com sangue do próprio paciente até no consultório e em poucos minutos são injetados nos cornetos lesados tem sido objeto de pesquisa e tem tido em alguns casos bons resultados. Estes procedimentos são feitos de rotina e baixo custo em ortopedia, gengiva e cirurgias odontológica e com muita frequência em rejuvenescimento do rosto, pescoço, queda de cabelo. É preciso que algum otorrino se interesse pelo assunto e faça aqui no Brasil o que estão fazendo lá fora. Vamos todos juntos pedir a Deus que mostre um caminho de cura para este problema.

    ResponderExcluir
  144. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir